sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SENTIMENTOS



O ser humano é cheio deles. Às vezes são reconhecidos como bons, e às vezes como ruins. Os sentimentos é que nos faz perceber de forma mais clara a nossa recepção sobre algo ou algum momento pelos quais passamos.
A alegria é a meu ver o melhor dos sentimentos, visto que nos faz sentir bem estar e uma sensação de positivismo. Ela nos faz ver o mundo mais colorido e acentua melhor o gosto pela vida. Uma pessoa feliz tende a ser alguém alto astral, do tipo que enfrenta as situações difíceis com boa ótica, tirando proveito do bem que lhe resta.
O triste, no entanto, tem uma visão embaçada da vida, é como alguém que vê a sujeira na vidraça do vizinho sem se dar conta que é a própria janela que lhe turva a visão, daí pelo fato de sua alma ser triste, ele não consegue ver beleza em nada do mundo exterior. A tristeza é um sentimento que traz pesar e dificulta os passos, enquanto que a alegria traz leveza ao coração e ânimo para prosseguir.
Outra coisa interessante sobre esses sentimentos é a posição oposta os quais se apresentam. Quem é feliz sorri á toa, enquanto que o triste tem muita dificuldade para mostrar um sorriso. Então, daí subtende-se que o sorriso franco é o reflexo de um coração alegre, enquanto que o sorriso amarelo é a fotografia de uma alma em tristeza.
Existem muitas situações diferentes que promovem tanto um como outro sentimento nas pessoas, mas acima das situações, as emoções são um tanto complexas, visto que nem tudo que causa alegria em alguém é o motivo de celebração para todos. Todavia, independente de idade, sexo ou classe social todos hão de compartilhar de momentos recheados de alegrias ou tristezas, por isso é importante que façamos uma breve reflexão sobre o que vem a ser esses sentimentos embutidos no ser humano.
Para o coração alegre os pingos de chuva que caem o levam a uma nostalgia saudável, transportando-o a momentos acalorados nos braços de um amor antigo ou ao pé de uma mesa onde lhe eram servidos um bom chazinho quente e um delicioso pedaço de bolo ainda esfumaçando. A alegria sempre há de nos transportar a lugares seguros e a águas tranquilas.
Quanto à tristeza, ela só nos leva a lugares sombrios e geralmente acaba por nos fazer chorar. Joga-nos na cama indispostos e desgostosos com tudo quanto nos cerca, e faz dos menores problemas um verdadeiro quebra-cabeças. Para o coração triste, os pingos de chuva são reparados como um motivo a mais para sentir-se desolado e só. A tristeza rouba o nublado do tempo e o leva para dentro da nossa alma, e tudo o que vemos são nuvens que escondem a beleza de um dia maravilhoso. Não é o molhado da chuva que tira a beleza da paisagem, mas as lágrimas da alma que não nos deixa ver as coisas com nitidez. Não é a chuva em si que nos faz sentir sozinhos, mas as torrentes de pesares que a tristeza gera, que prendem nossa imaginação e a enclausura para que não possamos visitar ambientes e momentos mais alegres no recôndito de nossa memória.
A alegria nos torna positivos e dinâmicos, enquanto que a tristeza traz consigo um ar de negativismo e desanimo para quem a sente. O coração feliz recebe saúde para todo o corpo, enquanto que o coração triste é um imã que atrai todo tipo de enfermidades. Todas as situações exteriores nas quais nos envolvemos vão influenciar a nossa alma, que a partir dai enviará para o nosso coração o sentimento adequado a nossa recepção, assim também, é em relação ao nosso corpo, toda a informação da alma é transmitida para ele que transformará isso em algo bom ou ruim: Um sorriso feliz ou um franzir de testa preocupado, um coração saltitante ou cortado pela dor, mãos empolgadas ou trêmulas e frias, olhos arregalados e brilhantes ou cerrados e lacrimejantes... Nosso exterior é o espelho onde nossa alma é refletida.
O que vem a ser a felicidade?
Penso que ela pode ser definida como o reflexo de um coração satisfeito, preenchido por suas necessidades básicas. Felicidade é o estado em que o ser humano alcança o estágio da satisfação parcial e beneficiada por seus sintomas, tem força e vontade de prosseguir em busca de novas conquistas que sempre renovarão as suas alegrias. Alegria completa a meu ver, é conquistada todos os dias através da ação do homem de em cada momento renovar a sua felicidade, ou seja, felicidade é uma busca constante.
O que vem a ser a tristeza?
 Para mim, tristeza, é o sentimento que traz desconforto e desprazer no coração. Àquela sensação de apatia e desgosto pelas coisas corriqueira ou nova, que nos faz sentir um aperto no peito e um vazio na alma. Tristeza é uma sensação terrível que nos puxa sempre para baixo e nos faz sentir menosprezados.
Penso que tristeza, em primeiro lugar, é a ausência de alegria. Em um mesmo coração não pode coabitar os dois sentimentos simultaneamente, mas pode cada qual ser substituído pelo outro, portanto, a tristeza é um sentimento ruim que está sempre a espreita de alcançar um coração preguiçoso que não se dá ao trabalho de correr à procura de sua felicidade.

Leila Castanha

22/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário