sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SOU PIRAMBOIA



Piramboia: do tupi pi´ra, peixe + moia, cobra. A piramboia é um peixe que possui a habilidade de nadar de frente e de ré. Daí então me acho parecida com esse bicho da água doce.
Além de ter  a oportunidade de conhecer alguém que nada como esse peixe, o que não é privilégio de muitos, sou alagoana nascida no nordeste, criada por pais nordestinos e casada com um pernambucano, pelos quais aprendi que pra viver a vida difícil de um nordestino pobre, precisa-se de habilidade pra não morrer tragado pelas adversidades do mar dessa vida.
O camarada nordestino é muito habilidoso. Sabe de tudo um pouco. É só percorrer os grandes centros das cidades brasileiras pra se ter a noção de quão piramboia é o brasileiro, especialmente os do nordeste do nosso pais.
Sempre havemos de encontrar um cabra arretado tentando ganhar dinheiro com um de seus malabarismos ambulantes: fantoches, mimicas, piadas, ilusionismo, música, imitações, enfim. Lá está o nordestino cheio de ideias malucas e brilhantes pra tentar a sorte de todos os lados: quando não dá pra andar pra frente, lá vem ele de ré, mas sem perder seu charme. Tenta daqui , tenta de lá, até que alguma coisa dê certo e ele consiga se firmar no esquema da vida.
Sou como tantos outros um piramboia style: sei me virar de todo lado. Quando a situação me permite dou minhas braçadas à frente e avante, mas também sei me retirar de marcha à ré, quando percebo que o mar não tá pra peixe.
A vantagem de ser um piramboia é que você pode olhar de ambos os lados, dificultando assim ser surpreendido. Deslizamos como uma cobra pra sair de alguma enrascada, e muitas vezes podemos nos anteceder aos nossos adversários, que na maioria das vezes estão ligados a matéria. Driblamos a fome com o bom humor do nordestino que é perito em contar suas piadas; Enganamos a tristeza cantando nossos repentes e nosso forró arretado. Ignoramos nossa falta de espaço no meio social, levando ao povo nossos produtos caseiros e nossa arte em público.
 Ser um piramboia style é nada mais que o estilo de se virar para frente e para trás com a mesma habilidade. É saber tocar conforme a música sem ter que pagar mico. É conseguir ter o discernimento de quando e onde podemos atuar no palco da vida. Ser um piramboia style é saber mergulhar e se elevar com a habilidade de um peixe e a astúcia de uma cobra.
Ser um piramboia é aprender a respirar dentro da agua do mar da vida, e quando seus pulmões esgotarem o ar, elevar-se até a superfície e receber o assopro Divino. É saber estar em baixo e conviver com os demais de sua espécie sem se esquecer de ser aquilo que sua natureza o moldou.
Piramboia style é o nome de todo aquele que conhece seu potencial, mas continua sendo o que é: um artista vivendo no malabarismo no grande palco do mundo, andando todos os dias na corda bamba sem deixar a peteca cair.

LEILA CASTANHA
2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário