sábado, 16 de março de 2013

VOCÊ É ESPECIAL!



Muitos se sentem extremamente inúteis num mundo cercado por jogadores de futebol talentosos, atrizes e atores de primeira categoria, modelos exuberantes, cujo retrato é disputado a milhões, cientistas respeitados, e tantos outros talentos que nos fazem sentir um pontinho minúsculo numa grande página escrita.
Quantos dariam tudo por uns míseros cinco minutos de fama. Daí o grande sucesso dos realities shows, que expõem a privacidade dos participantes ao invés de mostrar seus verdadeiros talentos. Mas, para acalantar o sentimento de invisibilidade, para alguns, tudo é válido!
O ser humano nasceu com a necessidade de agrupar-se, de viver em sociedade, e com esta carência natural, também existe dentre de nós um vazio que só é preenchido quando nos sentimos aceitos.
A tensão do primeiro dia de aula ou do primeiro emprego explica bem o medo que sentimos da não aceitação. Porém, para o ser humano sentir-se aceito não basta apenas fazer parte de um grupo ou de uma sociedade, mas vai muito além disso: ele precisa sentir-se valorizado como pessoa.
E em busca dessa aceitação pessoal temos as faculdades cheias de corações vazios buscando a conquista intelectual ou profissional como meio para obter o reconhecimento almejado.  Muitos buscam no diploma, não o preenchimento de seu intelecto na obtenção de novos conhecimentos, mas desejam simplesmente preencher seus corações com elogios e com gestos de simpatia daqueles que os rodeiam.
Há os que procuram formar-se em cursos acadêmicos nos quais não se identificam, tendo em vista o respeito que a formação lhes garantirá ao lhes dar o direito de um nome idealizado de “doutor”, “engenheiro”, “mestre”, ou qualquer outra nomenclatura que para eles servirá de antídoto para o veneno que lhes corroem, cujo nome é “anonimato”.
Não sabem estes que cada pessoa já carrega dentro de si um talento ímpar. Que nenhum famoso pode adquirir suas habilidades, por mais talentosos que possam ser, porque a vida é um dom  dado por Deus para cada um de nós de forma exclusiva. Ninguém é igual a ninguém, e por mais que se pareçam ainda há divergência de opiniões e gostos pessoais.
O ser humano é um ser único, embora as vezes eu fique confusa pelo fato de que, apesar de querermos ser reparados ainda temos a tendência de seguir a opinião comum para sermos notados. Como nos sobressairemos sendo iguais a todos?
A luz só é notada porque é diferente das trevas. O fogo se não se misturar à água. A água só se faz desejada para o refrigério, se não estiver alterada pelo mormaço do fogo. A chuva só é bem-vinda onde não há chão alagado. O calor e a quentura do sol só é motivo de prazer, onde o solo não está morrendo pela seca. O sal só é valorizado se ao misturar-se à comida fizer diferença no sabor. O conhecimento só faz sentido, quando traz novidade, e assim por diante.
Há anos os negros americanos sofriam preconceito racial, e certamente nenhum deles concordava com esta humilhação, porém, só foi possível sua libertação quando alguns resolveram agir diferente dos demais, que apenas lamentavam-se,  e  começaram a lutar contra a discriminação racial,  como é o caso de Martin Luter King. Por ser diferente, esse homem fez a diferença e ficou na história. 
 Nelson Mandela ficou conhecido e consequentemente reconhecido por lutar contra o apartheid (os negros eram separados dos brancos) na África do Sul, e devido ao seu ato diferenciado tornou-se o primeiro presidente negro daquela nação pondo fim ao regime segregacionista.
O ex-presidente Lula,  conseguiu galgar a presidência não por ser um operário, mas a propaganda que lhe levou ao poder foi a exploração de sua imagem como uma pessoa  que fez a diferença ao tomar a decisão de lutar pela defesa dos trabalhadores.  A princesa Isabel, independente de seus motivos reias, alcançou fama não pela sua posição de realeza, mas pela sua atitude de assinar a lei áurea, que foi totalmente antagônica a de seus antecessores.
Jesus Cristo não foi reconhecido por ter sido um grande religioso, mas porque agia diferente dos religiosos de sua época ao mostrar-lhes que era possível viver o que se prega. E tantos outros personagens da história, dos tempos remotos ou dos hodiernos, só alcançaram o reconhecimento porque foram autênticos, ao invés de xerocarem as atitudes das pessoas de seu meio.
Ser talentoso é ter alguma habilidade especial, e isto todo ser humano tem: Uns cantam extramente bem, outros são exímios músicos, outros têm grande facilidade para ensinar, outros são  excelentes malabaristas, outros possuem grande facilidade de contrair e fazer amizades, outros têm extrema paciência para ouvir, alguns são extrovertidos e tem habilidade de enturmar os mais tímidos,  outros são inesquecíveis pelo talento na cozinha, outros são habilidosos com as palavras, há os que têm grande proficiência na arte de aconselhar, de contar piadas, de fazer as pessoas rirem com um simples gesto,  enfim, se observarmos bem, todos temos talentos especiais.
Sim, são “especiais”, porque nem todos possuem os mesmos dons e ninguém é tão privilegiado a ponto de ter todos para si.
É por isso que devemos nos valorizar: temos talentos que são só nossos, porque ninguém terá o nosso jeitinho de trabalhá-lo. Cada professor tem sua maneira de ensinar, cada pregador tem seu jeito de aplicar o sermão, cada escritor tem seu modo de lidar com as palavras, os cantores podem cantar as mesmas músicas, mas cada um tem o seu timbre de voz, cada paisagista tem seu toque pessoal e assim por diante. Podem-se ter talentos iguais, mas as habilidades com que usamos nossos talentos são totalmente particulares.
Em suma: Os iguais podem até  sobressair-se em número, mas os necessários são aqueles que fazem a diferença! Os iguais podem ter seus cinco minutos de fama, mas o reconhecimento é privilégio dos que não tem medo de serem autênticos!
Você pode até querer desejar algum talento que não tenha, todavia, jamais despreze o que você tem. Você é um ser único, e o que você pode fazer ninguém conseguirá fazê-lo, porque por mais que alguém trabalhe ainda faltará você fazendo a sua parte.
 Adquira mais conhecimento para aperfeiçoar seu dom, mas jamais use de artifícios para ser mais um na multidão. Seja você mesmo, cada vez mais melhorado, porque se o ser humano fosse para ser previsível e xerocado, Deus nos teria feito robôs. 
 Todavia, ele nos fez tão originais que ninguém possui o mesmo DNA. Você é você e ninguém pode tomar o seu lugar, e o seu talento é tão seu como suas impressões digitais deixam claro que você é um dentre milhares.

Leila Castanha

02/2013

PRECISO DE TI, SENHOR!

 
Preciso de ti Senhor, ainda que tenha tudo nesta vida vil
Mesmo quando após o sol ardente eu receber o alívio da chuva temporã
Porque entendo qual luz forte aclarando o meu Ser
Que somente tua presença, Senhor, me valerá no amanhã

O amanhã com seus segredos insondáveis e misteriosos
Que consigo traz o findar da espera , raiando em sua luz a resposta à ansiedade
E mesmo que me proponha o mais amigável presente
Somente a tua presença me trará a certeza do prazer na eternidade

Eu preciso de ti Senhor, ainda que possua a mais leal família que já houvera
E a bênção e prosperidade residam em meu lar, qual chuva abundante de prazeres e alegrias
Ainda que os amigos se amotinem lealmente a minha volta
Somente a tua presença me servirá no findar dos meus dias

Eu preciso de ti Senhor, ainda que a despensa de meu lar se abarrote
E os ricos suprimentos me sobejem, podendo eu durante anos meu pão às águas ir lançar
Se a vida de fortuna bater a minha porta trazendo-me abastança
Não podem de teus braços, comparar-se o descansar

Preciso de ti Senhor, mesmo que não haja ameaças de perigo iminente
Quando nas caladas da noite protegido, perambule em plena paz e doce calma
Ainda que reconheça o apoio solidário da mão amiga e protetora
Somente Tu me outorgarás a segurança à minha alma

Preciso de ti Senhor, ainda que a meus pés eu possua o mundo inteiro
Comando e poderio eu tenha sobre mim e sob minhas ordens se curve a servil multidão
Ainda que em bandejas de prata meu anseio me seja satisfeito
Somente tua presença, Senhor, preencherá meu coração

Preciso de Ti, Senhor, no dia de hoje e ainda mais nos tempos do porvir
O mundo é fútil, escorregadias as esperanças do amanhã e os anos da vida mui curtos são
Preciso de ti, pois ainda que o luxo e as regalias do presente já me bastem
Só por teu sangue, Senhor, terei direito a redenção.

Preciso de Ti, Senhor, porque o homem a si mesmo não se basta
E as ilusões da vida transformam pouco a pouco suas alegrias em desventuras e desilusões
Porque mais do que tudo, sou carente de tua graça
E sem a tua presença, não me basta as multidões

Solitário me sinto em meio as milhares de pessoas que me cercam
Com um sentimento amargo de um coração sozinho sem um caminho onde haja luz
Sou fraco, sou pó, sou finito, sou mortal!

Preciso de ti, Senhor, pois o meu tudo é nada, sem a tua presença, Jesus.



Leila Castanha

03/2013












segunda-feira, 4 de março de 2013

TUA PALAVRA É LUZ PRA MIM, SENHOR


Quando as lutas contínuas da vida
Só me trazem ameaça no labor
E o mar desta vida se agita
Parecendo só haver tristeza e dor
Inseguro, indeciso em plena lida
Jornadeando por terra enegrecida
Tua Palavra é luz pra mim, Senhor!

Mesmo que a doença me maltrate
 E o mundo me negue seu favor
De amigos leais me ponham a parte
De mim zombe até o malfeitor
Minha vida sempre alegre permanece
Pois a Cristo direi com fé em prece:
Tua Palavra é luz pra mim, Senhor!

Sentindo-me cansado na batalha
O inimigo quer ser o vencedor
Visto-me da armadura sagrada
E combato com muito mais vigor
Pois eu sei que Satã não me atrapalha
Já não dou valor a conversa falha
Tua Palavra é luz pra mim, Senhor!

Se o nobre amigo muito sofre
Carregando o teu fardo em amargor
Mui cansado reclamas tua sorte
 E nenhum Cireneu te ajudou
Tenhas ânimo e siga para frente
Que mais tarde dirás em prece ardente:
Tua Palavra é luz pra mim, Senhor!

Foi assim que o salmista arrependido
Em sincera gratidão se expressou
Por ter ao Senhor desobedecido
Humilhado a Jeová louvou
No maior salmo, pois, está escrito
Cento e cinco é o verso que reflito:
Tua Palavra é luz pra mim, Senhor!

Nesta bendita fé estou seguro
Que sofreu tanto por nós o Senhor
O Jesus que de coração tão puro
Deu-se à cruz para salvar o pecador
A ação do salmista eu não censuro
Já não ando mais por caminho escuro:
Tua Palavra é luz pra mim, Senhor!


Autoria: Laerço dos Santos



domingo, 3 de março de 2013

BÍBLIAS ESQUECIDAS



No século das luzes que vivemos
Quando a biologia estuda a vida
Querendo desfazer do que nós cremos
Existe muitas Bíblias esquecidas

Quando o grande universo é estudado
À lua astronauta faz partida
E o poder atômico é criado
Por muitos é a Bíblia esquecida

Até nos bancos da filosofia
As variadas aulas discorridas
Da verdade divina se desvia
No relento deixando as Santas Bíblias

Pois também a geografia ensina
Que a Terra foi a bilhões surgida
Discordando da Palavra divina
E ficando da Bíblia esquecida


                                                       Estudante não crê nas Escrituras
Pois nas aulas elas são distorcidas
Seus mestres estribados na cultura
Deixando as Santas Bíblias esquecidas

Já o pobre da roça não entende
Não podendo na Bíblia ter guarida
Pois não leem, e só mitos aprendem
Para esse, a Bíblia é esquecida

Quantos tiveram a felicidade
Ao ler no livro promessas infindas
Mostrando hoje ter deslealdade
Deixando as Santas Bíblias esquecidas

Pessoas há que muito prazer
Sentiram ao confessar-se agradecida
Propagando o seu real valor
hoje pra elas... já é esquecida

Porém a quem a Cristo aceitou
e fiel quer seguir a quem dá vida
terá eterno gozo do Senhor
E desse a Bíblia jamais é esquecida

Ela é a sempre o livro objetivo
Santa Palavra sempre enaltecida
Sua leitura nos dá lenitivo
Jamais por nós a Bíblia  é esquecida!


autoria: Laerço dos Santos

03/1976

sábado, 2 de março de 2013

BÍBLIA, ÉS LUZ A ME GUIAR



Bíblia Sagrada, oh luz divina
Farol aceso a iluminar
Os áridos e negros caminhos da vida
Bíblia, és luz a me guiar

Santa e amada Bíblia Sagrada
És mapa a guiar o viajor
Clara e inconfundível guia
Traçada pelas mãos do Criador

Bíblia és  dos ricos e dos pobres
Adentras em barracos e  mansões
És lida pelos leigos e por sábios
 E falas aos mais duros corações

És espada cortante, oh minha Bíblia
Para contra os vis pecados combater
Penetras em corações transgressores
Mudando-lhes o modo de viver

És balança a pesar todo pecado
Ensinando-nos a dele nos livrar
Mostras ao homem seu horrendo estado
Dizendo-lhes o modo de escapar

Fala-nos de tantas  coisas lindas!
Aos tristes suas almas reanima
És alento para todos que te acham
Por isso tanta gente te examina


És dos livros o mais originário
O teu autor é o Supremo Jeová
Teus ensinos são profundos e mui sábios
Bíblia, a que hei de te igualar?

Os teus ensinos trazem grande alegria
Fontes de vida para o triste coração
Aos que te leem suas forças reanima
Portadora és da salvação

Todavia, tua preciosidade
Está contida na  história da cruz
Na qual  contemplo o nascer da esperança
Junto ao Calvário ante aos pés de meu Jesus


Autoria: Leila Castanha

sexta-feira, 1 de março de 2013

OBRIGADO, SENHOR, PELA BÍBLIA SAGRADA



Tu és maravilhoso ó Deus Potente
Com tua santa mente onisciente
Deixaste algo para me instruir
Teu livro inspirado e profundo
Me livra da miséria deste mundo
Que tudo faz para me destruir

Eu nunca deixo este Livro santo
Porquanto é consolo pra meu pranto
E pra minha alma é doce alegria
Suas páginas eu leio com carinho
Pois ela me conduz ao bom caminho
E me protege de noite e de dia

Te louvo ó meu Cristo adorado
Pois a espada que puseste ao meu lado
É poderosa e me torna muito forte
Usando-a não temo o perigo
Pois nela diz que tu estás comigo
E faz-me triunfar perante a morte

Tua Bíblia santa, imaculada
À todo o povo é endereçada
Como carta para todas as nações
Transforma o incrédulo em crente
Ao triste faz cantar de tão contente
E muda os mais duros corações

Não há livro como a Bíblia Sagrada
Que traz conforto para a alma atribulada
E põe um cântico novo em nossos lábios
Que livro tem tamanha inspiração?
Quer seja em barraco ou mansão,
É lida pelos leigos e por sábios?

Somente a tua digna Palavra
A tua santa Bíblia Sagrada
Que é cheia de inspiração divina!
Só nela se encontra intensa luz
Através do santo nome de jesus,
Por isso, tanta gente a examina

Ó  lede esse Livro santo e puro
E vede que glorioso futuro
Reserva aos que lhe prestam atenção
Esta palavra pode enxugar teu pranto
Pois ungida pelo espírito santo
Portadora é da salvação

Esse livro fala acerca do meu Cristo
Que por todos numa cruz morreu aflito
Para ao mundo em trevas dar a sua luz
Lede agora esse livro legendário
E medite na  história do calvário
E aceite a salvação de meu Jesus.


Autoria: Leila castanha
1997